sábado, 29 de setembro de 2012

Arroz de leite



De origem árabe, o arroz, cozido em leite e açúcar tem registros no século VI a.C. A chegada da cana-da-índia ao Oriente Médio, em que já se cultivava o arroz, marca a origem desta deliciosa sobremesa que resiste ao tempo .


Em Portugal essa sobremesa é obrigatória nos dias de festas, por ser conhecido como “arroz-de-festa”, deu origem à referência que se faz às pessoas que estão em todos os eventos possíveis.


Presente nas mesas do mundo, por aqui não poderia ser diferente. Este marca a lembrança da infância de muita gente como uma das merendas mais comuns nas escolas de todo o Brasil ou preparado pelas nossas avós!

Existe diversas variações dessa receitas: com calda de chocolate, coco ralado, vinho, doce de leite, amendoim torrado, cachaça, queijo minas, etc, etc, etc., o que nos faz chegar à conclusão que cada um encontrou uma fórmula diferente de prepará-lo, de acordo com seu gosto e talento.

Até em New York essas variações todas foram compiladas em um lugar exótico chamado Rice to Riches (www.ricetoriches.com ), onde a especialidade é, exatamente, o Rice Pudding, como é chamado na língua inglesa. Por lá é possível experimentar diversas combinações com frutas da estação, sem conservantes ou corantes artificiais, desde as mais simples (coco, baunilha, framboesa) até as mais sofisticadas, em porções que podem ser servidas quentes ou geladas.

Tradicionalmente, o arroz doce português – que é o mais popular no Brasil – tem preparo bem simples, à base de arroz, açúcar e leite, aromatizado com canela e raspas de limão.





                                                      Arroz com leite
 
Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz
2 litros de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos
casca de 1/2 limão médio
1 colher (sopa) de canela em pó 

Modo de Preparo: 
Lave o arroz, escorra bem e coloque-o em uma panela grande. Junte 1/2 litro de água e a casca de limão. Tampe a panela e deixe no fogo até o arroz ficar cozido e quase seco. Elimine a casca do limão. Misture o leite e cozinhe em fogo baixo, com a panela destampada, por mais 25 minutos, ou até obter um creme bem mole. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Enquanto isso, bata por 5 minutos na batedeira os ovos com o açúcar e despeje sobre o arroz. Misture e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo sempre. Se preferir, acrescente 1 xícara (chá) de creme de leite fresco e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo sempre. Retire, coloque em uma compoteira e polvilhe a canela em pó.








http://demodelando.wordpress.com/2011/07/23/arroz-doce-2/
http://www.culinariagaucha.radar-rs.com.br/arroz-com-leite.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arroz-doce
http://ideiasdefimdesemana.com/lindas-loucas-lindas/
http://fatimabaldon.blogspot.com.br/2011/05/loucas-brancas-branquinhas-e.html

2 comentários:

  1. Parabéns!!! Acabei de fazer essa receita e foi super aprovada pela família. Seu bolg é muito interessante e gosto de como você fala sobre a nossa cultura. Aprendo com vc! Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anajá, boa tarde!
    Muito agradecida pela sua visita no meu blog. Eu parei nesta postagem, do arroz de leite, pois adoro este tipo de sobremesa. Nunca fiz deste jeito, mas fiquei com uma dúvida: fica muito doce? Pergunto, pois não gosto de sabores muito doces, pois é o tipo de sobremesa mais açucarada, então, eu vou tirar um pouquinho do açúcar. Agradecida, desde já, pela sua resposta.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir