sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mateando




Segue um trecho do poema Mateando de Jayme Caetano Braum.

Meu patrício
Aí foi o mate
Vá chupando despacito
Que é triste matear solito
Quando a velhice nos bate
Por isso, neste arremate
Que chegou no arrepio
Meu velho peito vazio
Que já teve tanta dona
Ressonga que nem cordeona
Nos bailes de rancherio

Não é que me falte fibra
Nem firmeza no garrão
Pois meu velho coração
Bem com passado ainda vibra
Quem gastou libra por libra
Da sorte fazendo alarde
Não cala por ser covarde
Nem chora por ser manheiro
Lamenta el sol verdadeiro
Que vai borcando na tarde

É a saudade
Essa punilha
Que vai nos roendo canal
Esse caruncho infernal
Que fura até curunilha
É a derradeira tropilha
Da vida martironiada
.........................................











http://commonground-debrasvintagedesigns.blogspot.com.br/2012/07/monday-marketplace-20.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/bCGJMl+(Common+Ground)

Até a Próxima

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O galpão do gaúcho.


Uma vez que o gaúcho deixa a campanha e se muda para a cidade bate uma nostalgia tremenda, da saudades da vida que levava até então. Por causa dessa saudade, ele se apega ao chimarrão, a comida gauchesca e elegem um lugar para dar continuação a sua tradição de homem rural.
Entre esses apegos está o galpão. Este refúgio, ponto de encontro do gaúcho, em que não falta sobriedade nem elegância. Com decoração rústica fazem desses ambientes essencialmente sofisticados.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Rio Grande do Sul


Hino e Bandeira RS



A bandeira do Rio Grande do Sul tem sua origem nos desenhos de rebeldes durante a Guerra dos Farrapos, em 1835, mas sem o brasão de armas até então. Sua autoria é controversa; alguns apontam Bernardo Pires, enquanto outros apontam José Mariano de Mattos.
Ela foi adotada oficialmente, como símbolo do estado, logo nos primeiros anos da república. Mas especificamente, atrés do título VI da constituição estadual promulgada em 14 de julho de 1891.


O Hino Rio-Grandense é o hino oficial do estado do Rio Grande do Sul. Tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real. A obra original possuía uma estrofe que foi suprimida, além de uma repetição do estribilho, pelo mesmo dispositivo legal que a oficializou como hino do estado - A lei nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966.


Letra do Hino do Rio Grande do Sul

Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

terça-feira, 10 de julho de 2012

Churrasco

Conta a lenda que o homem só descobriu o fogo porque precisava achar uma forma de preparar um bom churrasco de dinossauro. Brincadeiras à parte. Logo após a descoberta do fogo, o homem aprendeu a assar as carnes tornando-as dessa forma mais saborosas, macias e de digestão mais fácil.
A carne assada na brasa foi importante na formação do conceito de comunidade, em que a partilha era feita em torno da fogueira, normalmente, lugar onde as pessoas se reuniam para comer. 

Se perguntar a um brasileiro quem é o criador do churrasco, ele certamente responderá que é um gaúcho. Se perguntar a um argentino ele dirá que foi um conterrâneo e assim por diante. 
Assar carnes na brasa ou fogo tem sido um dos métodos mais utilizados pelo homem e as mais diversas culturas se utilizam deste método de cozimento. Portanto o churrasco é universal. Não podemos atribuir sua invenção a nenhum povo em especial. 
É claro que algumas culturas são mais criativas do que outras, bem como algumas regiões mais ricas em ingredientes. Isso sim faz a diferença e demonstra a criatividade de cada cultura. 

O Sal grosso é o tempero mais conhecido por aqui. Normalmente é salpicado à carne para em seguida ser colocada na churrasqueira. Após estar bem assada, bate-se para tirar o excesso de sal e é servido. leve na carne 



Nesta imagem vemos um churrasco entre amigos, comemorando o encontro.

Para apreciar um churrasco não se tem lugar nem hora, tendo amigos e uma carne, já está pronto a festa à caminho de Lascano, Uruguai.

Não importa o país, o churrasco gera união entre pessoas. Em Cape Town na Africa o churrasco é de outro tipo de carne, esse é de avestruz.

Já em nosso país vizinho, Uruguai, o churrasco chamado Parrilla tem um sabor diferenciado pelas suas ótimas carnes.


O churrasco é um dos principais motivos de união entre as pessoas.
Até a próxima.


segunda-feira, 9 de julho de 2012

O chimarrão é dos principais apetrechos do gaúcho.


Amargo doce que sorvo num beijo em lábios de prata!Tens o perfume da mata molhada pelo sereno.E a cuia,seio moreno que passa de mão em mão,traduz no meu chimarrão,em sua simplicidade a velha hospitalidade da gente do meu rincão.Trazes à minha lembrança,neste teu sabor selvagem,a mística beberagem do feiticeiro charrua;o perfil da lança nua encravada na coxilha,apontando, firme,a trilha por onde rolou a história empoeirada de glória da Tradição Farroupilha!
Em teus últimos arrancos, no ronco do teu findar,ouço um potro corcovear na imensidão deste pampa!
E em minha mente se estampa, reboando dos confins,a voz febril de clarins repinicando:Avançar!....
Então me fico a pensar, apertando os lábios assim, que o amargo está no fim,que a seiva forte que eu sinto é o sangue de "35"que volta verde em mim!!!!!






Amargo doce que eu sorvo
Num beijo em lábios de prata.
Tens o perfume da mata
Molhada pelo sereno.
E a cuia, seio moreno,
Que passa de mão em mão
Traduz, no meu chimarrão,
Em sua simplicidade,
A velha hospitalidade
Da gente do meu rincão.

Poema de Glaucus Saraiva