segunda-feira, 22 de setembro de 2014

20 de setembro


É a data mais importante para nós gaúchos Neste dia comemoramos os ideais da Revolução Farroupilha. Essa revolução se deu por melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul.

O estado do Rio Grande do Sul vivia basicamente da pecuária extensiva e da produção de charque, que era vendido para outras regiões do País. No início do século XIX, a taxação sobre o charque gaúcho tornava o produto pouco competitivo, e logo o charque proveniente do Uruguai e da Argentina passou a abastecer esta demanda.
Alguns estancieiros, em sua maioria militares, propuseram ao Império Brasileiro novas alíquotas para seu produto, a fim de retomar o mercado perdido para os vizinhos do Prata. A resposta não foi nada satisfatória. Indignados com o descaso da Corte e cansados de ser usados como escudo em várias guerras na região, os gaúchos pegaram em armas contra o Império.
Em 20 de Setembro de 1835, tropas lideradas por Bento Gonçalves marcharam para Porto Alegre, tomando a capital gaúcha e dando início à guerra. O governador Fernandes Braga fugiu para a cidade portuária de Rio Grande, que tornou-se a principal base do Império no estado.
Em 11 de Setembro de 1836, após alguns sucessos militares, Antônio de Souza Netto proclama a República Rio-Grandense, indicando Bento Gonçalves como presidente. O líder farrapo, no entanto, mal toma posse e, na Batalha da Ilha do Fanfa sofre uma grande derrota e é levado preso para o Rio de Janeiro, e logo em seguida para o Forte do Mar, em Salvador, de onde fugiria espetacularmente.
A revolução se estendeu por dez anos e teve altos e baixos para os dois lados. Um dos pontos altos foi a tomada de Laguna, em Santa Catarina com a ajuda do italiano Giuseppe Garibaldi, em 1839. Finalmente os farroupilhas tinham um porto de mar. Ali foi fundada a República Juliana (15 de julho de 1839).
Após dez anos de batalhas, com Bento Gonçalves já afastado da liderança e com as tropas já muito desgastadas, os farrapos aceitam negociar a paz. Em fevereiro do 1845 é então selada a paz em Poncho Verde, conduzida pelo general Luís Alves de Lima e Silva. Muitas das reivindicações dos gaúchos foram atendidas e a paz voltou a reinar no Brasil.
A Revolução Farroupilha é marco inicial da cultura gaúcha. É a partir dai que nosso povo gaúcho estabelece nossa identidade, nossas tradições e nossos ideais de liberdade e igualdade. Hoje a cultura gaúcha é reverenciada não só no estado, mas no país e no mundo, através dos milhares de CTGs (Centro de Cultura Gaúcha) espalhadas por todos os cantos. E a cada 20 de Setembro, o gaúcho reafirma o orgulho de nossas origens e o amor por nossa terra.




Tenha um ótimo dia.

 Anajá Schmitz



O gaucho desde pia


O gaúcho from piá Aprendendo Vai
Um Ser valente de: Não ter Medo ter Coragem
Em manotaços dos tempos e lhes bochinchos
Retempera e Moldura a Sua Imagem

(NAO PODEMOS SE entregar pros casa
Mas de Jeito None amigo e companheiro
Localidade: Não tá Morto QUEM Luta é Quem peleia
Pois Lutar E uma Marca fazer campeiro)

Com Lança cavalo e não peitaço
FOI implantada uma Fronteira dEste Chão
Toscas Cruzes solitarias NAS coxilhas
A relembrar a valentia de Tanto Irmão

E apesar dos bons Cavalos e dos arreios
De façanhas garruchas carreiradas
E a lo largo o ritmo Passando FOI
Plantando Novo Rumo los SUAS pousadas

E ERAM Cercas Porteiras aramados
Veio o trator com Seu ronco matraqueiro
E nenhum tranco Sem Fim da Evolução
Transformou a Paisagem dos potreiros

E AO contemplar o ágora dos SEUS Campos
O Lugar Onde Seu porte AINDA Fulgura
O velho taura da de rédeas no Seu eu
E esporeia o Futuro com bravura

Link:  http://www.vagalume.com.br/leopoldo-rassier/nao-podemos-se-entrega-pros-home.html#ixzz3E49v0X1H






Mate.  "Companheiro, also conhecido Como chimarrão OU cimarrón, E UMA Bebida tradicional do Sul-americano infundido, particularmente na Argentina, Uruguai, Paraguai, ESTADOS do Sul do Brasil, Ao sul do Chile, EO Chaco boliviano. He E Preparado a Partir de maceração de Folhas secas de erva-mate los de Água Quente. "http://www.lonelyplanet.com/argentina

#mate # niño #argentino #boina #botas #cuero #bombacha de #campo #bombilla #cuero #bataraza #yerba #gaucho ♥

Tortas Fritas (massa frita): Um petisco Favorito parágrafo hum dia chuvoso

Companheiro Y Bomba De Alpaca Con Piedras Agatas-canobbio- -


Tenha um Ótimo dia.

 Anajá Schmitz