sábado, 25 de agosto de 2012

A origem do Pelego


No mundo do gaúcho o pelego  é um pano grosso e dobrado, ou uma pele de carneiro curtida, mas ainda com a lã, que se coloca em cima do arreio. O cavaleiro monta sobre o pelego antes de montar sobre o cavalo. Conforme o mestre Aurélio, pelego é a pele do carneiro com a lã; pele usada nos arreios à maneira de xairel, indivíduo subserviente, capacho.
O termo pelego foi popularizado durante o governo de Getúlio Vargas, nos anos 1930. Imitando a Carta Del Lavoro, do fascista italiano Benito Mussolini, Vargas decretou a Lei de Sindicalização em 1931, submetendo os estatutos dos sindicatos ao Ministério do Trabalho. Pelego era então o líder sindical de confiança do governo que garantia o atrelamento da entidade ao Estado. Décadas depois, o termo voltou à tona com a ditadura militar. Pelego passou a ser o dirigente sindical apoiado pelos militares, sendo o representante máximo do chamado sindicalismo marrom. A palavra, que antigamente designava a pele ou o pano que amaciava o contato entre o cavaleiro e a sela, virou sinônimo de traidor dos trabalhadores e aliado do governo e dos patrões. Logo, quando se chamado de pelego, significava que a pessoa era subserviente, servil, dominada por outra, ou seja, capacho, puxa-saco, bajulador.

http://www.socialismo.org.br/portal/sindicalismo-e-movimentos-sociais/137-artigo/1012-o-neo-pelego











http://casadecorada45.blogspot.com.br/2012/05/post-0293.html

                      Até a próxima...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Galpão Gaudério


Galpão como é chamado carinhosamente o canto do gaúcho  é uma construção rústica, geralmente coberta de Santa-Fé, com chão de terra batida ou madeira bruta. Serve também de abrigo e aconchego à peonada da estância. É nele que nas horas de folga, ao redor do fogo de chão, acontecem churrascos e rodas de chimarrão, com muita música e gente contando causos.
 Mas aqui ficamos com uma casa em que nos lembra a preferencia do gaúcho. Uma casa ampla feita para receber os amigos.




























todas as imagens via El Mueble
http://decordeprovence.blogspot.com.br/2010/10/perfect-mix.html
http://kleitonekledir.uol.com.br/gloss.html

                 Até a próxima...

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Folclore Gaúcho



Entre os aspectos específicos, ou culturais, do Tradicionalismo, estão as ciências e as artes. As ciências são todas aquelas que, com seus conhecimentos, podem auxiliar o movimento no que se propõe. 
A História diz do passado glorioso, homens e momentos que construíram o Rio Grande do Sul. A Geografia localiza pagos e querências, rios, lagoas, cerros, onde às vezes as lendas também estão presentes. A Lingüística estuda o falar gauchesco. A Zoologia, bichos como o cavalo e o boi, fundamentais na história do gaúcho. A Botânica estuda árvores e plantas; sem essa ciência, como saberíamos sobre a erva-mate? E, além dessas, muitas outras ciências. 

E o Folclore? Ah, o Folclore!...





                    Até a próxima...

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

QUANDO O VERÃO VEM PRA CASA


O Tradicionalismo tem aspectos especiais e específicos, que são os culturais, divididos em ciências e artes. Aspecto cívico é o que primeiro se nota nas atividades do CTG. Lá estão as bandeiras e os hinos, do Brasil e do Rio Grande do Sul, nas festas, nas solenidades, nos desfiles de cavalaria e nas sedes são comuns os quadros retratando os nossos heróis e figuras patrióticas. Segue um lindo poema de Dimas costa.



Aprendi no meu colégio
a mais sublime lição,
que o Rio Grande, minha Terra,
tem forma de um coração.

Que somos da Pátria-mãe,
nossa Pátria Brasileira,
um Estado progressista
e Sentinela da Fronteira.

Mas se o Rio Grande é tão grande,
aprendi nessa lição,
que ele cabe inteirinho
dentro do meu coração!
                        



I juletidVerandanPioner

Vårt matrumKöketKöket


På byrånTraskronanÄlskade pioner

                        Até a próxima...



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Orgulho da terra

Pra nós que somos do Rio grande do Sul, ser gaúcho não é apenas nascer neste pago, mas ter orgulho de todo e cada costume, da nossa tradição, das nossas particularidades, das nossas gírias e do nosso sotaque. Ser gaúcho é cantar o Hino do Rio Grande do Sul com força e emoção, é deixar o estado e não deixar os costumes, é tomar chimarrão, é comer churrasco, é ter garra e se destacar.
Somos brasileiros com muita alegria e gaúchos com muito orgulho!


Edição 136 - A erva do sul - Plantação de porongo


CTG Piazito Carreteiro - Ijuí - Rio grande do Sul

 Até a próxima...

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Riqueza cultural

A Região Sul do Brasil foi povoada por imigrantes Europeus de várias nacionalidades, com destaque para os italianos, alemães e poloneses, cada um trouxe consigo suas características culturais (costumes, idioma, culinária, danças, entre outras manifestações).

A riqueza cultural do Sul é muito grande e são muitas as formas de manifestações culturais, no entanto, as que mais caracterizam um povo ou uma região são: culinária, literatura, música etc.

A partir dessas considerações, a seguir as principais culturas praticadas na Região Sul, além de personalidades nativas que são sucesso na música, no esporte, na literatura e na televisão.

Culinária do Rio Grande do Sul
Arroz Carreteiro
Café colonial
Chimarrão
Churrasco
Doces de Pelotas

Literatura
Caio Fernando Abreu
Cruz e Sousa
Dalton Trevisan
Domingos Pellegrini
Érico Veríssimo
Helena Kolody
Moacyr Scliar
Paulo Leminski
João Simões Lopes Neto
Luiz Fernando Veríssimo
Lya Luft
Marcio Quintana



As ruínas de São Miguel

Araucária  nos dá o delicioso pinhão
                                             http://vivasaogabriel.blogspot.com.br/



                        Até a próxima...

domingo, 19 de agosto de 2012

Uma delicia para o fim de semana



Para a refeição ficar ainda mais completa em reuniões ou encontros entre amigos e familiares, a torta fria é uma ótima sugestão. Tradicional na Região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, o prato é preparado com pão de forma retangular, mas a Isabela, marca de massas e biscoitos da região Sul do país, inova e sugere que o prato seja feito com biscoito Coquetel Isabela. A torta fria adaptada é muito fácil de fazer e pode ser servida como entrada ou prato principal.


 Torta Fria com biscoito 



Ingredientes

1 pacote de biscoito Coquetel Isabela
500gr de maionese
1 kg de peito de frango cozido por 25 minutos em fogo alto e desfiado
1 lata de ervilha
1 lata de milho
1 xícara de leite
1 tomate
500gr de molho de tomate pronto
Sal e orégano a gosto

Modo de preparo

Molho:

- Junte em uma panela o peito de frango desfiado, o milho, a ervilha e o molho de tomate, acrescente uma pitada de sal e orégano, se desejar.

Montagem da Torta:

- Comece molhando os biscoitos no leite e acomodando-os em um refratário retangular e fundo.
- Para a montagem dos refratários deve-se seguir com dois biscoitos, um em cima do outro, tendo três biscoitos na largura e seis biscoitos no comprimento.
- Após fazer a primeira camada de biscoitos, coloque o recheio e siga do mesmo modo até finalizar a torta.
- A última camada deve ser de biscoito. Cubra com maionese e decore com ervilhas e flores feitas de tomate.


http://www.isabela.com.br/blog_da_isabela/wp-comments-post.php


mini flowers (*sunday-suppers)                                    http://coisasdacasa08.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html




 Até a próxima...