sábado, 18 de agosto de 2012

Ratão do Banhado


Em  minha infância, este animal foi muito importante, primeiro por que nos alimentávamos da carne, que é deliciosa. Naquela época tínhamos que caçar para nos alimentar morávamos num local ermo sem energia, portanto não tínhamos refrigerador, a luz elétrica chegou em nosso povoado fazem uns 20 anos. 
Outra coisa que me lembro, era o contrabando de couro de ratão para o Uruguai e a Argentina. Era um medo constante de quem trabalhava com esse tipo de contrabando, pois esse animal era protegido. Atualmente é um praga para as lavouras de arroz, que usam indevidamente o lugar quer é por direito desse animal.


Ratão-do-banhado no Parque Henriqueta Libertucci em Porto Ferreira
Ratão-do-banhado, nutria, caxingui. Esses são os nomes comuns da espécie Myocastor coypus, que pertence a Família Myocastorídae.
Apesar de seu nome popular, esta espécie é semelhante ao seu parente da América do Norte, o Castor.
Este animal de hábito semi aquático ocorre naturalmente próximo a rios e lagoas da zona de clima temperado da América do Sul: Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Brasil.
No território brasileiro sua presença restringia-se ao Estado do Rio Grande do Sul.
Introduzido na região de Campinas, a espécie adaptou-se bem e atualmente é encontrada em outras regiões do Estado de São Paulo. São animais doceis que se tornaram mansos.
A ausência de predadores permite um aumento da população dos ratões-do-banhado. 
Suas principais características são:
- pelagem densa e macia, de coloração cinza-amarelado;
- patas com membranas entre os dedos;
- mede 1 metro com o rabo e chega a pesar 09 Kg quando adultos
-em ambiente natural, alimentam-se de gramíneas, raízes, plantas aquáticas, algumas vezes mexilhões e gastrópodes; 
-a reprodução desta espécie ocorre duas vezes ao ano, com um período de gestação que varia entre 128 e 138 dias, com a reprodução de 4 a 6 filhotes por ninhada.


ratão-do-banhadoRatão-do-banhado (Myocastor coypus)...





Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário