quinta-feira, 26 de julho de 2012

Viajando pelo Rio Grande do Sul




Caxias do Sul é um município da Região Sul do Brasil, localizado no estado do Rio Grande do Sul. A cidade foi erguida onde o Planalto de Vacaria começa a se fragmentar em vários vales, sulcados por pequenos cursos de água, com o resultado de ter uma topografia bastante acidentada na sua parte sul. A área era habitada por  índios desde tempos imemoriais, mas foi povoada pelo homem branco somente no final do século XIX, quando o governo do Império do Brasil decidiu colonizar a região com uma população européia. Desta forma, milhares de imigrantes, em sua maioria italianos da região do Vêneto, mas com alguns integrantes de outras origens como alemães, franceses, espanhóis e polacos, cruzaram o mar e subiram a serra gaúcha, desbravando uma área ainda quase inteiramente virgem.


                          


Realizada desde 1931 para celebrar o progresso da viticultura introduzida pelos imigrantes italianos, a Festa da Uva é a principal atração de Caxias do Sul. 

Durante 15 dias, entre fevereiro e março, a cidade se transforma. A metrópole adere a sua metade colonial e provinciana para homenagear suas raízes. 

A festa é preparada durante meses por uma comissão comunitária, que agrega voluntários de diferentes segmentos da sociedade. A comemoração se estende do parque de exposições para as ruas do município, onde acontecem os desfiles de carros alegóricos. 

A síntese da festa é o corso, com a encenação de 2.000 atores sobre o tema principal do evento, a vitória do homem e da mulher sobre o meio-ambiente. 

E, como não poderia ser diferente, a Festa da Uva é regada a um bom vinho, suco de uva e quitutes italianos.



            






 Fonte de pesquisa:



                    Até a próxima...










Um comentário:

  1. Olá querida!! Vim conhecer seu canto e vejo logo uma matéria sobre Rio Grande do Sul(adoro!!), vou sempre a Gramado, Canela e outras cidades vizinhas. Já estou te seguindo, gostei dos seus posts!! Bjs. Sandra

    ResponderExcluir