quarta-feira, 25 de julho de 2012

A origem da bombacha


A bombacha é uma peça de roupa, calças típicas abotoadas no tornozelo, usada pelos gaúchos. O nome foi adotado do termo espanhol "bombacho", que significa "calças largas". Esta é a peça principal da indumentária masculina gaúcha. Vestimenta predileta do homem que vive no campo. 
Originária da Turquia, foi usada na Espanha e depois trazida para os países do Prata. Foram, porém, os comerciantes ingleses a introduzir a bombacha na América do Sul.
Trazida como mais uma mercadoria do comércio mercenário dos ingleses. Começou a aparecer, com maior intensidade, na época da Guerra do Paraguai, embora seu uso venha de alguns anos antes da guerra. Foi fardamento militar das tropas brasileiras.
Embora tenha origem turca, foi em território sul-rio-grandense que a bombacha recebeu seu aprimoramento e consagração, o uso da bombacha exige, obrigatoriamente, camisa com mangas compridas. Devem ser acompanhada de botas, alpargatas, tamancos ou chinelos de couro, estilos gauchesco e não modernizado.
Sentindo-se maneado, por roupas estreitas, empinando o pingo companheiro, para lutar, o gaúcho adotou a bombacha. Era o símbolo do companheirismo e da liberdade que tanto buscava.







Uso da bombacha feminina

Apesar de muitos discordarem, o uso da bombacha feminina também faz parte da tradição, porém, desde que estejam de acordo com as diretrizes do MTG. Nas épocas das batalhas militares que ocorreram no estado do Rio Grande do Sul, a grande maioria dos homens passavam grandes períodos em luta, quem realizava as lidas de campo eram as mulheres, por isso usavam bombachas, tornando assim, seu uso por mulheres uma parte da nossa tradição.
As mulheres podem usar bombacha como um traje alternativo quando for a eventos campeiros, esportivos, ou quando fazem parte de uniformes de grupos de danças em situações informais ou como traje campeiro como em rodeios, desfiles e outras lidas.


 Fonte de pesquisa:



   Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário