terça-feira, 24 de julho de 2012

Como evitar doenças respiratório no frio?




Fazer inalações, ventilar locais e beber bastante água são dicas dadas por pediatras.


Rápidas quedas de temperatura, como as que aconteceram nos dias atuais, trazem inevitavelmente um aumento no número de pessoas com gripes e resfriados. Logo que os termômetros começam a cair, surgem aqueles conhecidos sintomas como tosse, espirros, coriza, febre e dor de garganta. Há uma forma de evitar ser pego por essas doenças?

O pediatra Fernando Dominguez Gonzalez, do Hospital Infantil Cândido Fontoura, sugere que, em períodos mais frios e secos, as pessoas fiquem em lugares com maior ventilação, além de cuidar bem da alimentação, ingerindo muitas frutas, verduras e legumes. O consumo de líquidos também é uma medida que o médico aponta como indispensável.

 É essencial que a pessoa beba bastante água. Aquela que não bebe pode ter certeza que terá mais chances de pegar um resfriado ou uma gripe. Não só água, como também sucos de frutas: laranja, acerola, maracujá, pois contêm bastante vitamina C.

Para o pediatra, colocar uma bacia com água no quarto é uma boa dica. Esse procedimento evita irritações nasais e previne problemas respiratórios. Da mesma forma, é importante fazer inalações e usar o umidificador para que não haja acúmulo de bactérias em casa ou no trabalho.

Para aqueles que já têm problemas respiratórios, como asma ou bronquite, recomenda-se a continuação do uso dos medicamentos. Além da prevenção em casa, é necessário que haja um acompanhamento médico.

O pediatra desaconselha, no entanto, o uso de aquecedor, para evitar que o corpo fique exposto a temperaturas muito diferentes do ambiente externo e de dentro da casa, por exemplo.

Doenças respiratórias

Crianças e idosos são os mais suscetíveis a contrair essas doenças e mais sensíveis a reações alérgicas. Gonzalez explica que, nas crianças, a imunidade ainda está incompleta, enquanto que, nos idosos, já está em queda.

A rinite é a mais comum das doenças respiratórios desta época.

Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. As causas são variadas: pode ser uma alergia, uso de produtos químicos irritantes, medicamentos e até resfriados. Mas é muito comum o surgimento da inflamação por causa do frio e do uso de roupas de lã e cobertores com acúmulo de poeiras.


Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo no Hospital Municipal Menino Jesus, na região central da capital paulista, mostra que o número de casos de doenças respiratórias aumenta de 30% a 40% nesta época.


Com este frio, as pessoas preferem ficar em lugares fechados e quentes. Isso é prejudicial à saúde, porque sem ventilação, as chances de pegar alguma doença viral ou bacteriana são maiores, de acordo com Gonzalez.

Para esse frio e os resfriado uma coisa muito boa é um chazinho antes de dormir para tirar o resfriado, segundo os mais antigos. Estes chás são recomendados para gripes e resfriados que visa a fornecer ao corpo o que ele precisa para ficar saudável.





Receita 1
Um pedaço pequeno de gengibre
3 dentes de alho
1 limão
1 e meia xícara de água

Lave bem os ingredientes. Em uma panela, coloque o gengibre picado e a água. Leve ao fogo. Deixe ferver por cinco minutos, acrescente o alho picado e desligue o fogo. Adicione o limão em rodelas ou apenas o suco e abafe. Quando estiver morno, coe e beba.

Atenção: Nunca ferva o limão, para evitar o gosto amargo, nem guarde o chá por muitas horas.

   
 
Receita 2
2 folhas de eucalipto
Uma colher de chá rasa de alecrim
Algumas folhas de hortelã
1 e meia xícara de água

Lave bem as ervas, coloque-as em uma panela, adicione a água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue o fogo e deixe abafado. Tome morno. Este chá é excelente para tomar antes de dormir.




Receita 3:          


um litro de água
seis colheres de mel
suco de 5 limões

Modo de Preparo: Ferva a água, adicione o mel e o suco de limão. Mexa por alguns segundos. A infusão deve ser tomada quente para que os seus efeitos realmente aconteçam, aliviando assim as dores causas pela gripe e descongestionando as vias respiratórias. O remédio caseiro possui bons índices de vitamina C, nutriente que combate o propagar das infecções.



      Até a próxima...





Um comentário:

  1. Post super útil!
    bjs
    Julia Lis
    http://julialis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir