segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sagu




Em minha infância era muito comum ter nos almoço de domingo, Sagu. Uma sobremesa muito conhecida aqui, feita com vinho tinto e uma bolinha branca feita de fécula de várias espécies de palmeiras, chamadas popularmente saguzeiros, especialmente a Metroxylon sagu e a Cycas revoluta, e que é utilizada como alimento básico no Extremo Oriente, feito a partir do amido processado encontrados no interior do tronco do dessas plantas. O saguzeiro costuma crescer muito rapidamente cerca de 1,5 m por ano, nas planícies e pântanos de água doce dos trópicos




Sagu ao vinho tinto
 
Ingredientes:1 xícara de sagu
4 xícaras de água
3 xícaras de vinho tinto
1 xícara de açúcar
1 pau de canela
4 cravos-da-índia 


 Modo de Preparo:


Coloque para ferver a água em uma panela. Assim que estiver fervendo, coloque o sagu e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos misturando sempre para não grudar no fundo da panela. Em outra panela coloque o vinho, cravo e canela e ferva por 10 minutos. Despeje a mistura de vinho na panela com o sagu e cozinhe até que as bolinhas do sagu estejam transparentes. Se necessário, acrescente água fervente aos poucos. Assim que o sagu estiver cozido, acrescente o açúcar. Ferva por um minuto e retire do fogo. Sirva com creme de leite batido.



Sagu de vinho com creme

sagu
Descendente de italianos, essa sobremesa estava na minha mesa e continua na memória… Esta receite rende sobremesas para 7 pessoas.
SAGU DE VINHO COM CREMEIngredientes para o sagu250 gramas de sagu (você encontra em supermercados)
4 cravos
2 canelas em pau
400  ml de vinho tinto seco
400 ml de suco de uva sem açúcar
350 gramas de açúcar
raspas da casca de 1 laranja
Ingredientes para o creme1/2 colher de sobremesa de essência de baunilha
200 ml de leite (não use desnatado)
8 gemas
250 gramas de creme de leite fresco
120 gramas de açúcar
1 taça de licor de amêndoas
Como fazer o saguLave o sagu. Escorra deixando um pouco de água no fundo do recipiente e deixe nesta água até que comece a inchar. Leve ao fogo baixo com a água, os cravos e a canela, mexendo sempre. Quando começar a ficar transparente, adicione o vinho, o suco e o açúcar aos poucos. Ferva até tudo tornar-se transparente mas com as bolinhas de sagu ainda inteiras. Desligue e coloque a raspa da casca de laranja. Sirva frio com o creme por cima.
Como fazer o cremeMisture as gemas (já quebradas) com todos os outros ingredientes e leve ao banho-maria para cozinhar. Se necessário, mexa de vez em quando. Retire quando se tornar um creme levemente espesso.



http://www.myhappyday.com.br/home/tag/casament

                              Até a próxima...

Um comentário: