quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ambrosia


ambrosia-d

Ambrosia (em grego: ἀμβροσία), o manjar dos deuses do Olimpo, era um doce com divinal sabor, alguns diziam que tinha o poder de cura e se um humano tomasse ele morreria e outros dizem que segundo a mitologia grega era tão poderoso que se um mortal  comesse, ganharia a imortalidade. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal. Conforme a mitologia grega, esse manjar era tão poderoso ao ponto de ressuscitar qualquer um, bastava apenas que alguém pusesse em sua boca.
Esse doce se tornou muito popular aqui no sul do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos. Porém há variáveis. Segundo alguns mitos, se semideuses consumirem exageradamente explodirão em chamas.



Tradicional Ambrosia

1 1/2 xícara e açúcar
canela a gosto
4 claras
4 gemas peneiradas
3 xícaras de leite
suco de 1/2 limão

Em uma panela grossa, junte o açúcar, o leite e a canela. Mexa até o açúcar dissolver e a calda engrossar. Enquanto isso, bata ligeiramente as claras em neve. Misture as gemas e o suco de limão. Junte a mistura dos ovos ao leite e mexendo devagar. Deixe em fogo baixo para não derramar. Cozinhe por 30 minutos até secar um pouco a calda.




Ambrosia assada
 
Ingredientes:
1 litro de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
5 ovos
10 gotas de suco de limão
3 cravos-da-índia
4 gemas de ovo
1 colher (café) de noz-moscada
2 pedaços pequenos de canela em pau 

 Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Coloque em uma panela o leite, a canela, o cravo e a noz-moscada. Leve ao fogo e retire assim que levantar fervura. Reserve. Bata os ovos e as gemas na batedeira por 4 minutos. Retire e passe por uma peneira. Junte o açúcar e misture até ficar homogêneo. Adicione, aos poucos, o leite morno, batendo com um batedor manual. Acrescente o suco de limão e bata por mais 1 minuto, ou até ficar homogêneo. Despeje o creme batido em uma assadeira refratária de 28 x 19 cm e leve para assar em forno médio por 1 hora e 30 minutos, ou até obter um creme cozido. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva gelado em taças individuais decoradas com canela em pau ou fatias de limão. 












     

http://simplesmentefascinante.blogspot.com.br/
http://claudiaskingdom.blogspot.com.br/2012/04/algumas-fotos-da-pascoa-2012_11.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambrosia
http://www.culinariagaucha.radar-rs.com.br/ambrosia-assada.htm
http://www.brasilcultura.com.br/culinaria-brasileira/ambrosia-dos-deuses-receita/
http://www.cozinhasitatiaia.com.br/blog/aprenda-a-fazer-a-tradicional-ambrosia.html
                       Até a próxima... 

2 comentários: