sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PASSEANDO PELOS BANHADOS

102_1194102_1195



Os banhados são áreas úmidas caracterizadas pela presença de água de forma permanente ou por longos períodos de tempo, favorecendo o desenvolvimento de uma vegetação típica, formada por plantas que se adaptam a solos encharcados, alagados ou com águas rasas. O termo banhado é específico do Rio Grande do Sul, sendo de origem espanhola, influência dos países que fazem fronteira com o estado sulista. Esse mesmo ecossistema também é conhecido em outras partes do país como brejo, pantanal, ou varjão.
Aqui no sul os banhados são mais extensos do que no resto do Brasil. Os maiores estão localizados em regiões planas da costa e são gerados por lençóis freáticos superficiais. 



   

No extremo interior do Rio Grande do Sul, temos o Taim, santuário de avifauna que abriga uma reserva ecológica com mais de 33 mil hectares de campos, dunas, banhados, mar e lagoa. Localizado em uma estreita faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim, a 370 quilômetros ao sul de Porto Alegre, compreende parte dos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande.
Nesta região foi criada a Reserva Ecológica do Taim para preservar as últimas áreas de banhado do Rio Grande do Sul, formados a partir do prolongamento assoreado da Lagoa Mangueira, e evitar a extinção de espécies como o cisne-de-pescoço-preto. A unidade de conservação abriga diversos ecossistemas de praias lagunares e marinhas, lagoas, pântanos, campos, cordão de dunas e campo de dunas.


teste



Mãe cuidadosaMergulhões-grandesCisnes-de-pescoço-pretoTachã


Imagem:
Nome Científico: Amblyramphus holosericeus
Família: Icteridae
Ordem: Passeriformes
Distribuição: Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. No Brasil, ocorre no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Tocantins (Gurupi).



Fonte de pesquisa:
                     Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário