quinta-feira, 19 de julho de 2012

Puchero



O Rio Grande do Sul é um dos Estados brasileiro que agrega uma das maiores diversidades raciais do País, principalmente os europeus. Região de clima Subtropical que no inverno pode chegar a zero grau na serra gaúcha. A culinária gaúcha sofre grande influência das culinárias, portuguesa, espanhola, alemã e da italiana principalmente, devido ao alto contingente de imigrantes. Para início de conversa, nada melhor do que um bom chimarrão para esquentar o peito, enquanto o assador prepara as brasas para o nosso mais tradicional prato, o churrasco, que pode ser de carne de gado, ovelha, cabrito ou mesmo um leitão no espeto.
 Mas hoje vamos falar do puchero, este é um prato típico das tradições correntinas, muito apreciado pela gauchada fronteiriça após as lidas campeiras.

Este prato faz parte da tradição de comida do sul. Além disso,a gastronomia gaúcha abre uma brecha também para pratos à base da caça e animais de médio porte. Confira uma receita deliciosa da gastronomia gaúcha:

PUCHERO




Receita de Puchero


Ingredientes

½ Kg de carne com osso (pescoço)
½ Kg de ossos com tutano
½ Kg de rabada
½ Kg de alcatre com osso
2 cebolas médias
2 tomates
½ molho de manjerona
3 dentes de alho
½ molho de tempero verde
1 folha de louro
2 pimentas verdes
1 pitada de colorau ou 1 colher de extrato de tomate
4 colheres (sopa) de banha
¼ de raiz de aipo
¾ Kg de farinha de mandioca
Legumes e verduras diversas

Modo de Preparo

Fritar as carnes e ossos, já cortados, na banha quente. Temperar com alho socado com sal, pimenta e a manjerona. Depois, acrescentar a cebola e o tomate picados, o colorau ou o extrato de tomate e o louro. Deixar fritar bem, até o ponto de quase queimar. Então colocar água, duas vezes a altura da carne, provar o sal e deixar ferver. Por último, ir acrescentando os legumes, separadamente – primeiro os mais duros. Cuidar para que não desmanchem, retirando da panela os que forem cozidos. As verduras devem ser cozidas por último. Do caldo fazer um pirão com farinha de mandioca e o tempero verde picadinho, que servirá para acompanhar o prato.

FONTE DE PESQUISA:



Até a próxima .

Nenhum comentário:

Postar um comentário