segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Café de cambona....


O café de chaleira é um costume introduzido pelos mascates de origem turca, que vinham fazer comercio no Rio Grande do Sul no século XIX. Os gaúchos adotaram o costume. Chegavam, faziam fogo e colocavam as chicolateiras ou cambonas com água para esquentar. Desencilhavam os cavalos, tirando das malas de garupa o café, as bolachas e o açúcar e montavam um local parecido com um acampamento.
Em tempos mais antigos o café era composto com açúcar que dava uma tintura preta com um forte e agradável cheiro. Em geral, os tropeiros e carreteiros costumavam dividir as obrigações do fogão entre si. Enquanto um fazia o café, outro podia ser o assador, ou fazer o mate, a outro, a responsabilidade de juntar lenha, desta maneira tornava-se fácil e até mesmo divertido o trabalho.

Quem ficava encarregado de fazer café, colocava a água a ferver na na cambona, depois retirava do fogo e despejava dentro dela duas colheres de café em pó. Mexia com a ponta da faca até dissolver todo, ou com uma colher, depois voltava com a chicolateira/cambona ao fogo. Quando levantava nova fervura, retirava do fogo e colocava um tição aceso dentro do café, provocando uma ebulição. Mantinha o tição dentro do café por segundos. Com as costas da faca, dava algumas pancadinhas por fora, na chicolateira/cambona.
Assim ficava pronto o café. Quando não há tição, por exemplo, em fogo de gravetos, ou em zona que existe lenha e o fogo é feito com corunilha (esterco seco de gado), nestes casos, pondo água fria na fervura do café, ajuda a sentar a borra.
Sentavam nos arreios ou nos pelegos dobrados para tomar o café que era acompanhado por bolachão ou pão caseiro, trazido na mala de garupa. Alguns preferiam ficar acocorados nos "garrões", como é hábito entre nosso homem do campo, herdado dos índios. A sobra do café nas Chicotalteiras/cambonas era posto fora e as vasilhas bem lavadas na sanga.

http://rogeriobastos.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html




http://www.bysyly.com/2010/04/coisas-que-eu-gosto_24.html?showComment=1344892746879#c5915447395103450006


               Até a próxima...


Um comentário:

  1. Obrigada por seu comentário gentil!
    E Você pode não acreditar mais vi tua foto no perfil e pensei essa moça deve ser gaucha!
    Minha mãe também é e é natural de Crissiumal!
    Certamente um bisavô tomou um café desse...

    ResponderExcluir