terça-feira, 10 de julho de 2012

Churrasco

Conta a lenda que o homem só descobriu o fogo porque precisava achar uma forma de preparar um bom churrasco de dinossauro. Brincadeiras à parte. Logo após a descoberta do fogo, o homem aprendeu a assar as carnes tornando-as dessa forma mais saborosas, macias e de digestão mais fácil.
A carne assada na brasa foi importante na formação do conceito de comunidade, em que a partilha era feita em torno da fogueira, normalmente, lugar onde as pessoas se reuniam para comer. 

Se perguntar a um brasileiro quem é o criador do churrasco, ele certamente responderá que é um gaúcho. Se perguntar a um argentino ele dirá que foi um conterrâneo e assim por diante. 
Assar carnes na brasa ou fogo tem sido um dos métodos mais utilizados pelo homem e as mais diversas culturas se utilizam deste método de cozimento. Portanto o churrasco é universal. Não podemos atribuir sua invenção a nenhum povo em especial. 
É claro que algumas culturas são mais criativas do que outras, bem como algumas regiões mais ricas em ingredientes. Isso sim faz a diferença e demonstra a criatividade de cada cultura. 

O Sal grosso é o tempero mais conhecido por aqui. Normalmente é salpicado à carne para em seguida ser colocada na churrasqueira. Após estar bem assada, bate-se para tirar o excesso de sal e é servido. leve na carne 



Nesta imagem vemos um churrasco entre amigos, comemorando o encontro.

Para apreciar um churrasco não se tem lugar nem hora, tendo amigos e uma carne, já está pronto a festa à caminho de Lascano, Uruguai.

Não importa o país, o churrasco gera união entre pessoas. Em Cape Town na Africa o churrasco é de outro tipo de carne, esse é de avestruz.

Já em nosso país vizinho, Uruguai, o churrasco chamado Parrilla tem um sabor diferenciado pelas suas ótimas carnes.


O churrasco é um dos principais motivos de união entre as pessoas.
Até a próxima.


3 comentários:

  1. Delicious! Com os melhores cumprimentos :)

    ResponderExcluir
  2. grazie del tuo commento son felice, sia la mia famiglia vive a Sao Paulo ( da parte di amma) e vedere le tue immagini mi ha fatto molto piacere
    ti auguro una bellissima settimana e un saluto al Brasile
    Susanna

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria. Vou colocar em prática para o churras emporio.

    ResponderExcluir