Nossa cultura é composta por um folclore característico, com lendas e histórias típicas da cultura gauchesca. A nossa prosa e poesia retratam a vida no campo. Os gaúchos se dividem entre aqueles que vivem no campo e os que habitam o meio urbano.
O movimento tradicionalista começa no final do século XIX, em meio ao período literário conhecido como Regionalismo (destaque a José de Alencar), com Apolinário Porto Alegre e mais um grupo de intelectuais do RS. Eles tinham por objetivo a reconstrução do SER gaúcho, do MITO.
Também devemos lembrar de João Cezimbra Jacques, que fundou o Grêmio Gaúcho, em Porto Alegre, no dia 22 de maio de 1898. No entanto, suas tentativas de construir uma sede para a cultura tradicionalista, a qual unisse o povo gaúcho foi em vão, já que como alega Nico Fagundes:
“(...)Para haver tradicionalismo tem que haver distância. Não se sente saudade do que está perto e a tradição gaúcha estava muito perto no começo do século XX, era uma realidade próxima até mesmo em Porto Alegre. A indumentária campeira era a do dia a dia, a comida idem, as diversões eram fandangos, cavalhadas e carreiras de cancha reta. As carretas e as diligências andavam por todos os lados. O homem se deslocava a cavalo constantemente. Defender o quê, se a tradição não estava ameaçada? Ninguém precisava ir a uma sociedade para ver fandangos e churrascos. Assim, sem traumas e sem nostalgias maiores, aquele pré-tradicionalismo se dissolveu no tempo.(...)”
http://artecomentada.blogspot.com.br/2009/08/importancia-do-ensino-da-cultura.html
http://www.wallpaperweb.org/wallpaper/miscellaneous/country-old-farmhouse_11482.htm
http://www.front-porch-ideas-and-more.com/autumn-porch-decorating-contest-entries.html
http://www.tiemporural.net/listing-87++Typical+Basque+Country+Farmhouse-87.html
http://acountryfarmhouse.blogspot.com.br/2012/02/flowering-quince.html
http://www.farmhousecheesemakers.com/
Até a próxima...
Olá...belíssimas postagens, parabéns!! Feliz dia e bjinhos da Coruja!!
ResponderExcluirQue fotos tão inspiradoras :)
ResponderExcluirEssas casas de pedra são tão liiindas...Espero que estejam sendo preservadas.
ResponderExcluir